Cortiça portuguesa revoluciona mobilidade ferroviária na Alemanha

2022-12-15

A cortiça da Corticeira Amorim é utilizada no piso do MONOCAB, projeto que tem como objetivo oferecer uma segunda vida às linhas ferroviárias inutilizadas existentes nas zonas rurais da Alemanha.

Fornecida pela Amorim Cork Composites, unidade de negócio da Corticeira Amorim que desenvolve produtos, soluções e aplicações para algumas das atividades mais sofisticadas do mundo, como serão exemplos as indústrias aeroespacial, automóvel, construção, desporto, energia ou design, a cortiça confere ao veículo leveza, conforto e isolamento térmico, acústico e antivibrático. Paralelamente, a matéria-prima genuinamente portuguesa contribui para a redução da pegada ambiental deste novo meio de transporte.

O MONOCAB, veículo ferroviário compacto e autónomo que se desloca apenas num rail do carril, é mais um exemplo da revolução em curso no setor da mobilidade. Também é ao mesmo tempo mais um exemplo do papel que a cortiça terá nessa alteração de paradigma, colocando ao dispor dos meios de transporte o seu inúmero conjunto de atributos nos domínios da sustentabilidade.

Concebido pela Ostwestfalen-Lippe University of Applied Sciences and Arts, pela Bielefeld University of Applied Sciences, pela Fraunhofer IOSB-INA e pela Landeseisenbahn Lippe (e. V.), o MONOCAB cuja estreita estrutura da cabine permite a circulação em simultâneo em ambas as direções num mesmo carril, pretende aumentar significativamente a mobilidade para o campo. Consequentemente, o renascimento destas linhas ferroviárias poderá levar a um maior desenvolvimento regional, reduzindo assimetrias, propiciando superior qualidade de vida, fomentando um planeta mais verde, ecológico e sustentável.

Leia o artigo na íntegra aqui.

Ver notícias