Alemanha: Desemprego baixa em 2022

2023-01-06

O número de desempregados na Alemanha diminuiu significativamente no ano passado.

Em comparação com o ano anterior, verificou-se uma redução de cerca de 195.000 pessoas sem ocupação, anunciou a Agência Federal de Emprego (BA). Isto significa que, em média, 2.418 milhões de pessoas estavam à procura de um emprego. A taxa de desemprego caiu 0,4 pontos percentuais para 5,3 porcento.

As consequências da guerra na Ucrânia - aumentos de preços, incertezas, mas também a migração de refugiados - deixaram a sua marca no mercado de trabalho alemão, disse o responsável da BA, Andrea Nahles. "Contudo, tendo em conta a extensão dos encargos, estes são moderados".

Segundo o BA, o mercado de trabalho manteve-se estável em dezembro. De acordo com o relatório, o número de desempregados aumentou em 20.000 para 2.454 milhões no início das férias de Inverno, como é habitual neste mês. "Ajustado a influências sazonais, contudo, houve um ligeiro declínio", disse Nahles. A taxa de desemprego aumentou ligeiramente em 0,1 pontos para 5,4 porcento.

Em comparação com dezembro de 2021, o número de desempregado subiu em 124.000. No entanto, isto ficou a dever-se ao grande número de refugiados ucranianos. Sem a sua inclusão, o desemprego na Alemanha teria diminuído em relação ao ano passado.

Fonte: Spiegel

 
 
Ver notícias