Falta de trabalhadores qualificados no sector digital acentua-se

2023-02-24

A falta de trabalhadores qualificados no sector digital ameaça tornar-se um obstáculo para a economia alemã nos próximos anos, de acordo com um estudo do Institut der Deutschen Wirtschaft (IW).

Segundo este trabalho de investigação, até 2026 poderão faltar na Alemanha cerca de 106 mil trabalhadores qualificados em profissões ligadas à digitalização, o que excederia a falta de quase 100 mil profissionais registada em 2018 e que significaria que três em cada cinco vagas ficariam por preencher.

"As profissões no setor digital são essenciais para o sucesso da transformação e da soberania digital da Alemanha", diz o estudo. Trata-se de competências que são necessárias para desenvolver e produzir novas tecnologias-chave digitais ou para permitir a sua utilização. O IW apelou à tomada de medidas rápidas para contrariar a falta de trabalhadores qualificados, nomeadamente a orientação de jovens para as profissões digitais e a simplificação das regras de imigração para profissionais qualificados nesta área.

De acordo com o IW, em 2021, havia 2,64 milhões de profissionais – desde eletricistas a programadores – no setor digital. No caso de a tendência atual se mantiver, este número poderá sofrer um aumento superior a 11,2 porcento, para quase três milhões em 2026. Este crescimento será impulsionado pela procura de especialistas em TI, que representam cerca de um terço dos trabalhadores em profissões no setor da digitalização.

No entanto, a maior carência de profissionais será sentida na categoria de “técnicos de eletrónica para a engenharia industrial” e atividades semelhantes que terão uma enorme procura em 2026.

Fonte: dpa

 
 
Ver notícias