Companhias aéreas assinalam regresso da vontade de viajar

2022-02-04

Apesar do número de infeções por Covid-19 se manter elevado, companhias aéreas e agentes de viagens na Alemanha destacam o regresso da vontade de viajar dos cidadãos alemães.

Segundo um inquérito da empresa TDA, as marcações ganharam um novo impulso no final do ano de 2021, sobretudo para as férias de verão. Também as companhias low-cost Ryanair e Easyjet preparam-se para um aumento do número de voos nos meses de verão.

A subsidiária da Lufthansa, Eurowings, confirma dezenas de milhares de reservas diárias e acredita que são sinais claros para um ano positivo. Para já, a empresa prevê aumentar a sua oferta para os voos de média distância para o nível pré-pandemia ou até mesmo ultrapassá-lo. Mas a empresa avisa também que, face ao aumento de custos energéticos, impostos e taxas, a Eurowings não irá entrar em guerras de preços. Estes mesmos fatores são responsáveis pelo aumento do preço dos bilhetes enquanto os lucros das companhias aéreas não sofreram grande alterações.

As reservas feitas nas primeiras duas semanas de janeiro de 2022 ultrapassaram os lucros realizados pelo setor em dezembro de 2021, apesar de os lucros ainda não terem regressado aos níveis pré-pandemia.

As férias de verão ganham particular relevância: até janeiro, a reserva de viagens para os meses mais quentes do ano representava 64 porcento do total. Os lucros estão apenas ao nível de metade do valor registado em 2019, mas a tendência positiva deixa os operadores otimistas.

Fonte: dpa

 
 
Ver notícias