DB Schenker, MAN Truck & Bus e Hochschule Fresenius realizam projeto de pesquisa para testar veículos em rede nas operações diárias de logística

2018-02-23

A DB Schenker, a MAN Truck & Bus e a Hochschule Fresenius estão a implementar veículos em rede pela primeira vez numa aplicação prática no setor de logística. Há poucos dias, a MAN entregou à DB Schenker, na sua sede em Munique, os camiões de teste para o projeto conjunto de veículos ligados em rede.

A entrega dos veículos sinaliza o início dos preparativos para os testes rodoviários. Enquanto os últimos meses foram ocupados com a produção de veículos de teste e a equipa-los com os componentes técnicos adicionais necessários para a implementação da circulação em pelotão, o foco está agora em formação intensiva dos motoristas para as suas tarefas no projeto e, finalmente, para facilitar a integração com as operações de logística da DB Schenker.

O pelotão é um sistema rodoviário de veículos no qual pelo menos dois camiões circulam na estrada em estreita proximidade com a ajuda de assistência técnica de condução e sistemas de controlo. Todos os veículos do pelotão estão ligados um ao outro por uma "barra de engate" eletrónica que usa a comunicação carro-para-carro onde o veículo da frente define a velocidade e a direção de ambos.

Neste contexto, o acoplamento eletrónico dos veículos no pelotão garante a segurança do trânsito. Um objetivo essencial do pelotão de veículos ligados em rede é garantir economias de combustível para todo o pelotão através do cone de ar criado.

 

Fonte: DB Schenker

Ver notícias

Serviços AHK

 premium partner