Siemens Portugal investe cinco milhões para impulsionar digitalização no país

2018-06-29

A Siemens Portugal vai investir cinco milhões de euros, nos próximos dois anos, com vista a impulsionar a digitalização no País. O foco da empresa serão projetos de investigação e desenvolvimento nas áreas da energia e da mobilidade, entre outras iniciativas. Este anúncio foi feito há poucos dias na presença da Secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, no âmbito de um encontro sobre Digitalização com os principais clientes e parceiros da Siemens em Portugal.

Na área da energia um dos projetos a desenvolver será de “data analytics” aplicada à eficiência energética e o outro de acesso à energia sem necessidade de infraestrutura. Na mobilidade vai ser desenvolvido um sistema de carregamento inteligente para autocarros elétricos. Todos estes projetos têm como base tecnológica o MindSphere, o sistema operativo da Siemens para a Internet das Coisas.

A empresa vai ainda continuar a apostar na criação de espaços de experimentação para a indústria e de Laboratórios Aplicacionais para outras áreas como os edifícios ou a mobilidade.

Para atingir os objetivos de transformação digital, a Siemens Portugal vai também investir na capacitação dos recursos humanos, bem como na abertura de i-Experience Centers e de Laboratórios Aplicacionais.

Os i-Experience Centers visam apoiar o desenvolvimento de projetos que suportem a digitalização na indústria. A primeira destas estruturas foi inaugurada em fevereiro na sede da Siemens em Alfragide e visa a capacitação dos recursos humanos, bem como o desenvolvimento das suas competências digitais, e o apoio a diversas entidades, como start-ups ou universidades, no desenvolvimento de novas soluções para a indústria.

Para além disso, e com o objetivo de desenvolver novas tecnologias para as áreas da energia, infraestruturas para edifícios e mobilidade, estão a ser criados Laboratórios Aplicacionais onde as equipas da Siemens se juntam a clientes, parceiros, alunos e investigadores.

A Siemens mantém a estratégia de contratar 240 novos colaboradores, altamente qualificados, em Portugal até ao final do ano. As perspetivas, para 2019, vão no sentido de continuar a contratar nas áreas em que a empresa vindo a apostar e a crescer, como as tecnologias de informação ou a indústria 4.0. A Siemens tem ainda investido ativamente num programa avançado de formação e requalificação das suas pessoas na área da Digitalização aplicada às áreas de negócio.

 

Fonte: Siemens

Ver notícias

Serviços AHK