Aumento das exportações de componentes para a indústria automóvel

2018-07-27

As exportações de componentes automóveis atingiram um valor de 3600 milhões de euros entre janeiro e maio de 2018. Comparativamente com o período homólogo do ano passado, este valor representa um crescimento de nove porcento.

Este aumento do valor das exportações está muito acima do crescimento global do mercado, e em particular do mercado europeu, para o qual é esperado um crescimento um pouco acima de dois porcento para o ano de 2018. A indústria portuguesa de componentes para a indústria automóvel continua assim a conquistar quota de mercado, com valores acima da taxa de crescimento do mercado automóvel.

As exportações da indústria de componentes estão acima das da restante indústria transformadora, sendo responsáveis por 15 porcento das exportações portuguesas. Este desempenho da indústria de componentes automóveis não deixa, no entanto, de refletir algumas preocupações no horizonte temporal, caso o país político não saiba encontrar as respostas adequadas para que a competitividade do setor seja preservada, e, desejavelmente, melhorada.

A flexibilidade laboral, a adequada qualificação profissional, a disponibilidade de pessoas que permitam o crescimento, os custos de contexto que têm que ser reduzidos, o iminente problema dos fluxos logísticos de e para Portugal, são algumas das questões que, se não forem atempadamente encontradas soluções eficientes e eficazes, irão colocar o desempenho do setor em causa, afetando-o negativamente.

 

Fonte: AFIA/AICEP

Ver notícias

Serviços AHK

 premium partner