MLGTS e COTEC debatem Construção 4.0

2018-09-21

A Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados (MLGTS) e a COTEC Portugal debateram esta semana o “BIM – Building Information Modelling”, no âmbito da conferência “Construção 4.0: do projetista ao construtor e ao jurista”.

O tema principal desta conferência foi o BIM, Building Information Modelling. Com abertura por Nuno Peres Alves (sócio da MLGTS) e Jorge Portugal (Diretor-Geral da COTEC Portugal), o BIM e o relatório BIM e a Digitalização da Construção e das Infraestruturas do Grupo de Trabalho Temático no âmbito da Plataforma Portugal Indústria i4.0 – COTEC Portugal foram apresentados por António Aguiar Costa (Instituto Superior Técnico e Coordenador do Grupo de Trabalho Temático). Seguiu-se a discussão das “Perspetivas atuais e futuras do BIM no direito da União Europeia e português”, por Pedro Costa Gonçalves (sócio da MLGTS e Professor da Faculdade de Direito de Coimbra).

O programa incluiu, entre outros a apresentação do relatório BIM e a Digitalização da Construção, uma discussão sobre as “Perspetivas atuais e futuras do BIM no direito da União Europeia e português” e uma mesa redonda subordinada ao tema “A implementação do BIM: experiência nacional e internacional”.

A sessão de encerramento esteve a cargo de Nuno Galvão Teles (managing partner da MLGTS), Isabel Folhadela Furtado (Presidente da Direção da COTEC Portugal) e Guilherme W. d’Oliveira Martins (Secretário de Estado das Infraestruturas).

Segundo Nuno Peres Alves, sócio da MLGTS, “o BIM traduz a inovação tecnológica no setor das infraestruturas e da construção e já está a ser aplicado em muitas empresas portuguesas. Esta inovação tem implicações nas políticas públicas e projeta-se na lei e nos contratos: mudará a gestão contratual? Diminuirá drasticamente os erros e omissões e os trabalhos a mais? Alterará a distribuição do risco nos contratos? Criará novos temas e preocupações a serem regulados nos contratos e na lei? São estas e outras questões que vamos discutir também numa perspetiva prática e multidisciplinar com arquitetos, engenheiros, projetistas, gestores de obras e de infraestruturas, e advogados. Vamos olhar para as infraestruturas em todo o seu ciclo de vida, desde a conceção até à exploração e manutenção.”

 

Fonte: MLGTS

Ver notícias

Serviços AHK

 premium partner