AIMMAP e AICEP revelam a importância do design para aumento das exportações

2017-05-03

A Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP), em parceria com a AICEP, desenvolveu um workshop com seis empresas do setor da metalurgia e da metalomecânica, com o objetivo de promover a utilização do design estratégico como acelerador das exportações.

Com esta iniciativa pretendeu-se melhorar o potencial de exportação, a capacidade de lidar com o design de uma forma estratégica e de longo prazo e as capacidades de inovação e de avaliação dos resultados destes projetos das empresas participantes.

Este programa-piloto integrou dois dias de trabalho intensivo com uma equipa sénior do Design Council, uma entidade do Reino Unido e de referência a nível internacional, cujos estudos defendem que o design é um acelerador da competitividade das empresas.

As seis empresas que participaram foram a ARALAB, a C.E.I. – Companhia de Equipamentos Industriais, a Felino – Fundição e Construções Mecânicas, a Frezite – Ferramentas de Corte, a António Meireles e a Silampos.

Durante esta iniciativa, as empresas discutiram diversas ideias que assentavam na melhoria da performance exportadora assenta em diferentes fatores, como a otimização de recursos e processos, a melhor resposta às expectativas dos consumidores, o aumento da inovação e de novos produtos e a maior assertividade no modelo de negócio, despoletados pela utilização do design ao nível da gestão estratégica.

 

Fonte: AICEP

Ver notícias

Serviços AHK