Produção industrial alemã cresceu 2,6% em setembro

2022-11-11

A produção industrial na Alemanha cresceu 2,6 porcento em outubro de 2022 face ao mesmo mês de 2021 (+1,6 porcento em agosto), em termos reais (preço e calendário ajustados).

Também em setembro, a produção industrial cresceu 0,6 porcento em comparação com mês anterior (-1,2 porcento em agosto face a julho de 2022).

As estimativas foram divulgadas, como é habitual, pelo Instituto Federal de Estatísticas e indicam que, comparado o mês de setembro com o mês homólogo, a produção na indústria, excluindo a energia e construção, cresceu 4,2 porcento. A produção de energia nos ramos industriais intensivos foi superior em 9,7 porcento, em setembro, comparativamente com os valores de agosto.

Em comparação com os registos de agosto de 2022, observou-se em setembro uma subida da produção na energia e na construção na ordem de 0,7 porcento. A produção de bens consumíveis aumentou 1,4 porcento e a produção de bens capitais subiu 1,1 porcento. Por outro lado, registou-se uma redução na produção de bens intermédios no valor de 0,1 porcento. A produção de energia subiu 1,7 porcento, ao passo que a produção na construção sofreu um decréscimo de 0,3 porcento. Em contraste com a generalidade dos indicadores, a produção de energia nos ramos industriais intensivos reduziu 0,9 porcento em setembro, face ao mês anterior.

A produção continua a ser afetada pela escassez de produtos intermédios, o que gera enormes dificuldades das empresas.

Fonte: Jornal Económico

Ver notícias