Alemanha trava crise energética com nova dívida pública

2022-11-11

A Alemanha pretende aumentar a emissão de nova dívida pública para 45 mil milhões de euros em 2023, mais do dobro do que tinha previsto.

A informação é avançada pela Bloomberg, que informa também que o Governo Federal deve, mesmo assim, permanecer dentro do limite constitucional para financiamento nos mercados.

Com este reforço do endividamento, o Governo pretende fazer face à crise energética europeia sem, no entanto, ultrapassar o teto máximo de endividamento. O Ministro das Finanças alemão, Christian Lindner, tem insistido para que o plano orçamental para o próximo ano cumpra os limites do endividamento a 0,35% do PIB. Segundo Lindner, tanto a Alemanha como os seus vizinhos europeus devem ser contidos na dívida pública para evitar que estes gastos venham a gerar maior inflação.

A emissão agora anunciada de 45 mil milhões de euros de dívida pública será acompanhada pela criação de dois novos fundos especiais, que não fazem parte do orçamento regular: 200 mil milhões serão destinados a apoios relacionados com a eletricidade e 100 mil milhões para as forças armadas.

Fonte: Jornal de Negócios

Ver notícias