Consumidores querem poupar nas férias e no vestuário

2022-11-11

Quase um terço dos cidadãos alemães estão preocupados com uma possível crise económica e consideram adaptar os seus hábitos de consumo.

Esta é uma conclusão de um inquérito junto de 2035 pessoas, levado acabo pelo Instituto de Pesquisa de Opinião YouGov a pedido da consultora Simon-Kucher & Partners.

A maioria dos inquiridos considera reduzir a compra de vestuário (58 porcento) bem como despesas com férias (55 porcento) e atividades de tempo livre (52 porcento). Também as idas ao restaurante serão reduzidas para quase metade dos inquiridos (49 porcento).

Além da preocupação com a recessão económica, também a inflação elevada trava o consumo. Em outubro, os preços ao consumidor estavam, na Alemanha, 10,4 porcento acima do nível do mês anterior, o valor mais elevado dos últimos 70 anos. No inquérito do YouGov, 60 porcento das respostas apontavam para uma redução generalizada do consumo.

Também as empresas estão a preparar-se para uma recessão: 60 porcento das 520 empresas inquiridas pelo YouGov dispõem de uma estratégia, ainda que parcial, de como reagir a uma quebra na conjuntura económica. Um terço das empresas não está de todo preparado. Para os consumidores, a despesa pode vir a aumentar ainda mais no futuro: uma em cada três empresas considera aumentar os preços dos seus produtos em caso de recessão.

Fonte: Spiegel

Ver notícias