Alimentos vão ficar ainda mais caros

2022-11-18

Os preços no produtor dos produtos agrícolas na Alemanha subiram 39,4 porcento em setembro face ao mesmo período do ano passado.

Segundo os dados apresentados pelo Instituto Federal de Estatística, em agosto o aumento tinha sido de 34,5 porcento e em julho de 33,4 porcento. A diferença de preços de agosto para setembro de 2022 é de 2,5 porcento.

Os preços dos produtos agrícolas aumentaram 26 porcento no espaço de um ano. Este aumento deveu-se em parte aos preços dos cereais, que aumentaram 41 porcento em relação ao mesmo mês do ano passado. A fruta registou uma descida de 4,7 porcento em setembro. Os preços no produtor dos vegetais, por outro lado, aumentaram 22,8 porcento no prazo de um ano. Para a batata, os agricultores receberam mais 73 porcento do que há um ano. Mas assinala-se também um pequeno raio de esperança: O preço das maçãs caiu 20,6 porcento.

Os custos da energia e das rações também fizeram subir os preços dos produtos animais, que aumentaram 49,1 porcento no prazo de um ano. No leite, a subida foi de 57,9 porcento, consistente com o aumento continuado do preço deste produto desde março de 2021, explicou a autoridade de Wiesbaden. Os aumentos de preços agora observados poderão também refletir-se nos preços dos alimentos no consumidor num futuro previsível, pois são considerados um indicador antecipado dos preços que mais tarde serão cobrados nos supermercados.

Fonte: Tagesschau

 
 
Ver notícias