Inflação homóloga na Alemanha desacelera ligeiramente para 10 porcento em novembro

2022-12-15

A inflação homóloga na Alemanha desacelerou ligeiramente em novembro, mas manteve-se nos 10 porcento, depois de ter atingido um pico de 10,4 porcento em outubro, informou esta semana a Agência Federal de Estatística alemã (Destatis).

Em comparação com outubro, o índice de preços no consumidor (IPC) caiu 0,5 porcento.

Segundo o Presidente da Destatis, Georg Thiel, “a taxa de inflação mantém-se a um nível elevado de 10,0 porcento, apesar de uma ligeira moderação nos preços da energia“. “Estamos também a observar cada vez mais aumentos de preços em muitos outros bens além da energia. Particularmente notável para os agregados familiares é o aumento crescente dos preços dos alimentos”, disse.

Desde o início da guerra na Ucrânia, os preços da energia e dos alimentos, em particular, subiram acentuadamente e continuam a ter um impacto significativo na taxa de inflação. Como consequência da situação de guerra e crise, os problemas de abastecimento e a evolução dos preços nas fases económicas intermédias também influenciam a taxa de inflação, impulsionando também os preços de outros bens e serviços.

Uma das primeiras medidas do terceiro pacote de ajuda do Governo alemão, a redução do IVA sobre o gás e o aquecimento urbano de 19 porcento para 7 porcento, que entrou em vigor em outubro, teve um efeito amortecedor sobre a inflação destes produtos energéticos.

Leia a notícia na íntegra aqui.

Ver notícias