Faltas de material na indústria alemã são menos graves

2023-01-06

Depois das perturbações que a pandemia trouxe às cadeias globais de abastecimento, a situação parece estar a melhor, embora uma em cada duas empresas alemãs continue a ser afetada pela escassez de material.

De acordo com um inquérito realizado pelo Instituto Ifo em dezembro, 50,7 porcento das empresas ainda reportam estrangulamentos. Em novembro eram ainda 59,3 porcento. Os estrangulamentos parecem estar agora a ser atenuados em muitos sectores. No entanto, os valores atuais ainda estão muito acima das médias de longo prazo.

De acordo com o inquérito, a engenharia mecânica e a indústria automóvel continuam a ser as áreas mais afetadas pela escassez de material - cerca de 75 porcento das empresas que aí operam referem dificuldades na obtenção de materiais. Na indústria eletrónica, o problema é ainda reportado por 63 porcento das empresas. Segundo o Ifo, a indústria do papel é atualmente a menos afetada, com cerca de onze porcento.

De acordo com Klaus Wohlrabe, responsável do Ifo, “o alívio sentido no funcionamento das cadeias de abastecimento irá beneficiar a economia nos próximos meses. Poderá, no entanto, haver retrocessos conforme o desenvolvimento da situação na China.”

Fonte: Der Spiegel

 

 
 
Ver notícias