Não vai faltar gás na Alemanha, mas é necessário poupar

2023-01-13

A Agência Federal de Redes da Alemanha (Bundesnetzagentur) afastou esta semana o cenário de uma escassez de gás durante este inverno, mas defendeu a necessidade de manter o esforço de poupança.

"Ainda que exista sempre uma margem de risco, não previmos que alguma coisa possa correr mal durante este inverno", afirmou o diretor da Bundesnetzagentur, Klaus Müller, em declarações ao jornal alemão `Bild am Sonntag`.

O responsável estimou que no final do inverno os depósitos de gás estarão a 50 porceno da sua capacidade total, estando neste momento com níveis de 90 porcento.

O Governo alemão tinha estabelecido como meta que os depósitos estivessem em fevereiro com níveis de 40 porcento. "Nunca se pode descartar algo por completo, mas a possibilidade de não alcançarmos essa meta é irrealista", apontou Klaus Müller.

Apesar deste otimismo, o diretor da Agência Federal de Redes da Alemanha defendeu a necessidade de manter o esforço de poupança de gás, considerando que a postura contrária "sairia muito cara" e seria " não solidária".

Leia a notícia na íntegra aqui.

Ver notícias