Sentimento na economia alemã torna-se positivo pela primeira vez desde o início da guerra

2023-01-20

Boas perspetivas para a economia alemã: as expectativas económicas dos especialistas financeiros na Alemanha melhoraram muito mais do que o esperado em janeiro.

O barómetro de sentimentos do Centro de Investigação Económica Europeia (ZEW) aumentou 40,2 pontos para 16,9 pontos em comparação com o mês anterior, anunciou o instituto baseado em Mannheim.

Esta é a primeira vez desde fevereiro de 2022 que o indicador se encontra novamente em território positivo, depois de quatro aumentos consecutivos. Os analistas esperavam que as expectativas ficassem aquém dos 15,0 pontos negativos.

"Pela primeira vez desde fevereiro de 2022, mês no qual a guerra da Ucrânia começou, assinalamos uma melhoria notável da situação económica num horizonte de seis meses", comentou o Presidente do ZEW Achim Wambach sobre os dados. "A situação mais favorável nos mercados da energia e os travões do preço da energia do Governo alemão contribuíram para isso em particular". Além disso, as oportunidades de exportação para a economia alemã tinham melhorado devido ao levantamento das restrições à Covid na China.

A avaliação da situação económica, por outro lado, apenas melhorou ligeiramente, tendo subido 2,8 pontos para 58,6 pontos negativos. Aqui, esperavam-se 57,0 pontos negativos.

Fonte: Spiegel

 
 
Ver notícias