Berlim prevê crescimento económico da Alemanha de 0,2% em 2023

2023-01-27

O Governo alemão anunciou esta semana que prevê um crescimento económico de 0,2% em 2023, apesar de um abrandamento geral devido à crise energética e da inversão da tendência das taxas de juro.

Na projeção de outono, o Governo ainda assumiu uma contração do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,4 porcento, recorda o Ministério das Finanças alemão num comunicado, no qual sublinha a "resiliência e adaptabilidade" demonstrada pela economia alemã.

O relatório económico anual para 2023, intitulado "Renovando a prosperidade", revela, segundo o Ministério, "como a Alemanha se defendeu perante a crise" e como "mostrou força perante a guerra de agressão russa contra a Ucrânia e a crise energética associada".

O prognóstico oficial foi, em certa medida, já antecipado pelo Chanceler Olaf Scholz, que no Fórum Económico Mundial em Davos (Suíça) disse estar "convencido" de que a Alemanha iria resistir à recessão prevista para o principal motor económico da Europa, tanto pelo executivo em Berlim como pelos principais institutos económicos alemães.

Segundo o Ministério, "a ação consistente do Governo, em particular, tornou a crise controlável", e a resiliência da economia foi agravada pelo facto de "os consumidores também terem contribuído, através da poupança de muita energia, para que a Alemanha pudesse resistir bem ao inverno".

Leia a notícia na íntegra aqui.

Ver notícias