Digitalização não avança ao ritmo desejável

2023-02-17

A maioria das empresas alemã classifica o seu nível de digitalização como “satisfatório”, no entanto mostra-se empenhada em recuperar o atraso.

Este é o resultado de um inquérito levado a cabo pela Confederação das Câmaras de Comércio e Indústria Alemãs (DIHK) no final de 2022 junto de mais de 4 mil empresas em todo território alemão, questionando-as sobre os seus motivos e desafios na implementação da digitalização.

Contudo, tendo em conta o rápido desenvolvimento da tecnologia e os novos desafios económicos, o salto em frente dificilmente é bem-sucedido: assim, 37 porcento (no ano passado 36 porcento) referem a falta de tempo e 34 porcento (inalterado) a falta de recursos financeiros como o principal obstáculo à transformação digital.

"O aumento dos preços e a escassez de trabalhadores qualificados estão a forçar as empresas a estabelecer prioridades nos seus próprios esforços de digitalização", diz Ilja Nothnagel, Membro do Conselho Executivo do DIHK. "Ao analisar os motivos da digitalização, nota-se a forte necessidade das empresas em termos de eficiência e flexibilidade".

Leia o artigo na íntegra aqui.

Ver notícias