Bundesbank: Perspetivas económicas alemãs ligeiramente melhores

2023-02-24

As perspetivas económicas da Alemanha estão a melhorar após um quarto trimestre inesperadamente resistente, com a inflação a ultrapassar o seu pico, mesmo que o crescimento dos preços subjacentes demore mais tempo a diminuir, informou o Bundesbank esta semana.

A economia alemã contraiu-se menos que o esperado em 0,2 porcento no quarto trimestre, ajudada por um Inverno ameno, preços de energia mais baixos, confiança empresarial surpreendentemente resistente e despesas de consumo dinâmicas.

"As perspetivas a curto prazo são também mais favoráveis no presente do que há apenas alguns meses", disse o banco central num relatório económico mensal.

A maior economia da Europa foi também apoiada por um mercado de trabalho forte e pela melhoria das condições globais, o que poderia salvar a Zona Euro de 20 nações de uma recessão.

"Na viragem do ano, o sentimento entre empresários e consumidores de todo o mundo melhorou ligeiramente, com os receios de recessão a recuar um pouco", disse o Bundesbank. “É provável que isto tenha sido ajudado pela atenuação da crise energética europeia".

O banco central acrescentou que os salários estão agora a crescer rapidamente, causando uma segunda vaga de pressões inflacionistas que irá abrandar a desinflação global.

Fonte: Reuters

Ver notícias