Guerra na Ucrânia custa a cada cidadão alemão uma média de cerca de 2.000 euros de prosperidade

2023-03-10

Quase um ano após o início da invasão russa da Ucrânia, a Confederação das Câmaras de Comércio e Indústria Alemãs (DIHK) elaborou um balanço económico provisório, que conclui que a guerra reduziu a prosperidade de cada cidadão alemão em cerca de 2000 euros até ao final de 2023.

"A guerra na Ucrânia trouxe consigo perdas de prosperidade económica para além do sofrimento humano que não podem ser compensadas por nada", disse o Presidente do DIHK, Peter Adrian, ao jornal "Rheinische Post". "Cerca de quatro porcento do produto interno bruto da Alemanha terá provavelmente sido perdido entre o início da guerra e o fim de 2023", explicou o presidente da Câmara de Indústria e Comércio Alemã (DIHK). "Isto significa que serão gerados cerca de 160 mil milhões de euros menos - o equivalente a cerca de 2000 euros per capita".

Isto está claramente refletido nas contas das empresas, disse Adrian. "Muitas empresas estão a registar um aumento acentuado dos custos do gás e da eletricidade, pois dependem de energia acessível e disponível". A economia alemã assenta, sobretudo, na indústria, que é particularmente afetada pelas consequências da guerra. Assim, segundo o Presidente do DIHK, “as perspetivas de crescimento para 2023 e 2024 são também mais baixas do que em muitos outros países”. Os preços energéticos elevados constituem atualmente uma desvantagem local. “O preço do gás estabilizou, na Alemanha, em três a cinco vezes acima do nível dos EUA. A eletricidade é cerca de quatro vezes mais cara para as PME alemãs do que em França”.

Fonte: Spiegel

 
 
Ver notícias