Missão Empresarial Alemã para “Tecnologias Inovadoras de Segurança, incl. Cibersegurança, para a Indústria, Serviços e Administração Pública em Portugal"

2023-03-30

Decorre esta semana a Missão Empresarial Alemã para “Tecnologias Inovadoras de Segurança, incl. Cibersegurança, para a Indústria, Serviços e Administração Pública em Portugal", que se iniciou com o Simpósio Luso-Alemã subordinado ao mesmo tema, seguido de reuniões B2B.

Durante o Simpósio foram apresentados vários exemplos que revelaram a importância da segurança e, em particular, da cibersegurança, no contexto empresarial. Depois de uma breve introdução ao tema, feita por Andrea König, Gestora Sénior do Programa de Desenvolvimento de Mercado para PMEs do BMWK, os participantes ficaram a conhecer mais sobre a realidade do setor da segurança na Alemanha, através da apresentação de Christian Endreß, da Associação Alemã para a Segurança na Indústria e nos Serviços, que falou sobre os níveis de segurança a que as empresas alemãs são obrigadas e as ameaças a que estão sujeitas não só as empresas na Alemanha, mas em todo o mundo.

Seguiu-se a apresentação das empresas alemãs Abnoy Enterprises e.K., AceProx Identifikationssysteme GmbH, Advancis Software & Services GmbH, BioID GmbH, Bite AG, INFODAS Gesellschaft für Systementwicklung und Informationsverarbeitung mbH e Perimeter Protection Germany GmbH

A realidade portuguesa foi trazida por Rui Gramunha, da Associação Portuguesa de Segurança (APSEI), que recordou a fragmentação do mercado da segurança em Portugal. No entanto, informou-nos também que o país está em 15º lugar no ranking europeu na área da segurança, uma posição que não está muito afastada da posição alemã.

As empresas portuguesas continuam a ver as questões de segurança não como um valor, mas como um custo e reagem apenas quando há um acontecimento adverso.

Verifica-se também a ausência de recursos para fiscalização e verificação da aplicação das leis, bem como um atraso na transferência de conhecimentos das universidades para as empresas.

Seguiu-se um painel de debate sobre “Oportunidades e Desafios de Tecnologias de Segurança Civil e Cibersegurança em Portugal e na Alemanha”, com a participação de António Gameiro Marques, Diretor-Geral – Gabinete Nacional de Segurança (GNS) & Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), Arnaldo Costeira, Diretor Executivo de Pós-graduações em Cibersegurança – ISEC Lisboa & Presidente – Lisbon Business and Government School, Magda Cocco, Sócia – VdA, Vieira de Almeida Sociedade de Advogados, Christian Endreß, Diretor Geral – ASW Bundesverband (Associação Alemã para a Segurança na Indústria e nos Serviços), e moderação a cargo de Pedro Machado, Presidente da Assembleia-Geral – Centro de Estudos em Segurança de Informação. O painel de debate mostrou-se unânime sobre a necessidade de formação, tanto ao nível das empresas, quer também da população em geral, formação esta que se deve estender desde as camadas mais jovens às camadas mais envelhecidas.

Outra conclusão deste debate é o facto de a crescente digitalização expor as empresas e as sociedades a maiores riscos e só através da colaboração entre países e entre empresas dos mais diversos setores é possível combater estes riscos, que chegam ao ponto de ameaçar a própria democracia.

A fechar este dia, realizou-se a intervenção de António Rio Costa, Consultant do Centro Nacional de Cibersegurança, que falou sobre as oportunidades de apoio para a implementação de soluções de segurança.

Nos dias seguintes ao Simpósio decorrem as reuniões B2B entre as empresas alemãs e as empresas e entidades portuguesas, com vista ao estabelecimento de potenciais parceiras de negócio.

Esta iniciativa é organizada em colaboração com os parceiros portugueses – ACEPI-Associação da Economia Digital, ANETIE-Associação Nacional das Empresas das Tecnologias de Informação e Electrónica bem como a APSEI-Associação Portuguesa de Segurança – e com os parceiros alemães – ASW Bundesverband-Associação Alemã para a Segurança na Indústria e Comércio, Bitkom e.V.-Associação Alemã para as Tecnologias da Informação, Telecomunicações e Novas Mídias, BDSW-Associação Federal da Indústria da Segurança, TeleTrusT-Associação Federal de Segurança Informática, BHE-Associação Federal de Tecnologia de Segurança, VfS-Associação para a Tecnologia de Segurança, bem como a consultora SBS systems for business solutions GmbH – e conta com o apoio do Ministério Federal Alemão de Economia e Ação Climática (BMWK), integrando-se no âmbito do Programa de Apoio das PME Alemãs “Mittelstand Global”.

Ver notícias