Inform instala “hub” em Lisboa para prevenção de fraudes

2023-03-30

A empresa alemã Inform, que desenvolve software para a otimização de processos de negócio utilizando a tomada de decisão digital baseada em inteligência artificial (IA) e investigação operacional, vai iniciar a sua operação em Portugal com 22 pessoas, número que prevê duplicar até ao final do ano.

De acordo com Andreas Meyer, Co-CEO da Inform, “a abertura do escritório em Portugal serve para potenciar a expansão das suas soluções no mercado nacional focadas na prevenção de riscos e fraudes com base em IA e deteção em tempo real para instituições financeiras e telecomunicações, bem como soluções para aviação, logística e gestão de mão-de-obra como principais áreas de negócio da empresa em Portugal.”

A escolha de Portugal resultou da procura do grupo por uma localização fora da Alemanha, mas na Europa, para estabelecer um "hub" de inovação e talento. Portugal provou ter as capacidades em termos de recursos humanos com fortes competências técnicas, o que no caso da Inform, enquanto empresa tecnológica fornecedora de software avançado, foi fundamental. Aliado à formação técnica, a empresa levou em consideração outros fatores que considera muito importantes, as "soft skills": proatividade, flexibilidade, atitude positiva e, em muitos casos, experiência internacional.

Ainda segundo Andreas Meyer, “Portugal tem um potencial de negócio muito interessante para a nossa oferta de software. Tal como acontece com os nossos clientes internacionais, procuramos relações sustentáveis e de longo prazo com os nossos clientes em Portugal”.

Os escritórios da Inform estão localizados em Lisboa, junto ao rio Tejo. O investimento da empresa em Portugal envolve a contração de pessoal para desenvolver o software em colaboração com a sede alemã, consultores de negócios para implementar o software e para algumas áreas, força de vendas portuguesa para trabalhar no mercado português e alguns mercados internacionais.

Durante 2023, a Inform irá contratar pessoal adicional nas várias unidades de negócio para trabalhar com clientes em Portugal e no estrangeiro. Até ao final do ano, a empresa espera contar com 40 colaboradores e continuar o crescimento em 2024, nomeadamente com a contratação de consultores de negócios e para desenvolvimento de software.

Fonte: Jornal de Negócios

Ver notícias