Governo alemão anuncia aumento do salário mínimo

2023-04-13

O Governo alemão anunciou que em janeiro haverá um aumento "considerável" do salário mínimo interprofissional, atualmente nos 12 euros por hora, devido à inflação e aumentos negociados nos acordos coletivos.

"Não apenas continuaremos a ter um alto nível de inflação, mas também os aumentos previstos nos acordos coletivos vão se refletir no salário mínimo", disse o Ministro do Trabalho, Hubertus Heil.

O índice de preços no consumidor (IPC) registou o seu máximo em outubro passado, com 10,4 porcento no período homólogo, e depois de se ter equilibrado nos últimos meses, situou-se em 7,4 porcento em março.

Os principais institutos económicos do país estimam que a inflação homóloga cairá para 6 porcento, o que é, de qualquer modo, um nível elevado.

O salário mínimo interprofissional foi introduzido na Alemanha em 2015, promovido pelo Partido Social Democrata (SPD), então parceiro do governo na grande coligação liderada pela conservadora chanceler Angela Merkel (CDU).

Fixou-se em 8,5 euros por hora, o que foi considerado um marco num país, onde até então não existia esta regulamentação.

Desde então, experimentou aumentos sucessivos, o mais recente dos quais foi realizado em outubro de 2022, que por uma decisão acordada entre social-democratas, verdes e liberais atingiu os atuais 12 euros por hora.

O próximo aumento, que definirá uma comissão especialmente criada para esse fim, será instituído em junho, com vigência a partir de 01 de janeiro de 2024.

Fonte: Dinheiro Vivo

 
 
Ver notícias