Confiança no investimento na Alemanha volta a cair em abril

2023-04-20

A confiança no investimento voltou a cair na Alemanha em abril, pela segunda vez consecutiva, dado que não se espera que a situação económica melhore nos próximos seis meses.

O Centro de Investigação Económica Europeia (ZEW) informou esta semana que o seu índice de confiança no investimento caiu 8,9 pontos para 4,1 pontos em abril.

Em janeiro último, este indicador foi novamente positivo, pela primeira vez desde fevereiro de 2022. Contudo, em abril, a avaliação da situação atual melhorou 14 pontos, para menos 32,5 pontos.

"Apesar desta melhoria, a situação económica ainda é considerada má", segundo o ZEW. Os peritos do mercado financeiro "ainda estão inseguros", advertiu o presidente do ZEW, Achim Wambach.

A forte queda na confiança no investimento reflete o facto de não se esperar que a situação da conjuntura económica melhore nos próximos meses.

Para Wambach, "as expectativas económicas são influenciadas negativamente por vários fatores", tais como os bancos serem mais cautelosos na concessão de empréstimos, inflação elevada e política monetária internacional restritiva.

No entanto, é positivo que os peritos do mercado financeiro excluam uma crise aguda nos mercados financeiros internacionais.

"As perspetivas de lucros para os bancos e seguradoras melhoraram em relação ao mês anterior e estão novamente em território positivo", de acordo com Wambach.

As expectativas para a economia da zona euro também se agravaram acentuadamente em abril.

Fonte: Expresso

 
 
Ver notícias