Comissão Europeia: Alemanha deve aumentar os investimentos em energias renováveis

2023-05-26

Na opinião da Comissão Europeia, a Alemanha tem de fazer mais para reduzir a sua dependência dos combustíveis fósseis.

Os investimentos em energias renováveis, por exemplo, devem ser reforçados e as capacidades administrativas e os procedimentos de aprovação devem ser melhorados, de acordo com as recomendações de política económica apresentadas pela autoridade sediada em Bruxelas na quarta-feira. Além disso, devem ser intensificados os esforços para aumentar a eficiência energética na indústria, na construção e nos transportes.

Com as recomendações específicas para a Alemanha e os outros 26 Estados da UE, a Comissão pretende que os países construam uma "economia robusta e preparada para o futuro", face a um ambiente geopolítico difícil. "Embora os preços energéticos tenham vindo a baixar recentemente, ainda enfrentamos muitos desafios", comentou o Vice-Presidente Valdis Dombrovskis, responsável pelo relatório. Estes desafios incluem, nomeadamente, a inflação elevada, que enfraquece o poder de compra dos cidadãos e a competitividade das empresas.

A Comissão considera que a Alemanha está no bom caminho para reduzir os desequilíbrios macroeconómicos. Aconselha o país a assegurar uma política orçamental "prudente", em especial limitando o aumento nominal das despesas públicas em 2024 a um máximo de 2,5 porcento. No entanto, os pagamentos de juros ou de subsídios de desemprego, por exemplo, estão isentos sob certas condições.

Leia o artigo na íntegra aqui.

Ver notícias