Frezite compra HPS e SERI

2018-06-15

A Frezite comprou a High Performance Structures Gestão e Engenharia (HPS Lda), uma empresa que, entre outros projetos espaciais, concebeu os escudos térmicos da ExoMars, a sonda europeia destinada à exploração do planeta Marte.

De acordo com declarações do chairman da Frezite, José Manuel Fernandes, ao Jornal de Negócios, a empresa “adquiriu a participação do grupo alemão na HPS Lda., o que equivale a mais de 90 porcento do capital desta empresa de engenharia para a produção de sistema de tecnologias para o setor do espaço”.

A HPS Lda, empresa do Porto, foi fundada — e era controlada até há pouco tempo — pela alemã HPS GmbH. Além dos escudos térmicos da ExoMars, também concebeu o Sentinel, programa de observação da Terra, ambos liderados pela Agência Espacial Europeia (ESA).

A par da HPS Lda, a Frezite também acaba de adquirir a SERI – Sociedade de Estudos e Realizações Industriais, de Vila do Conde, uma empresa de engenharia de metalomecânica que “tem como objeto a produção de bens de equipamento e máquinas inteligentes”. A Frezite adquiriu, “para já, 51% do capital da SERI, devendo chegar aos 100% dentro de quatro anos”, diz José Manuel Fernandes.

Com estas duas aquisições, “a Frezite segue uma estratégia clara de crescimento, mantendo o foco na diversificação de tecnologia de elevado valor acrescentado”, nota ainda.

 

Fonte: Jornal ECO / Jornal de Negócios

Ver notícias

Serviços AHK

 premium partner