Portuguese Value-Based Healthcare CoLAB com participação da Fraunhofer Portugal

2019-02-08

O consórcio Portuguese Value-Based Healthcare CoLAB, no qual participam a Universidade Nova de Lisboa, a José de Mello Saúde SA, a Vodafone Portugal e a Fraunhofer Portugal, e que está aprovado pela Fundação Portuguesa de Ciência e Tecnologia (FCT), já iniciou a sua atividade. O consórcio conta ainda com o apoio do ICHOM (Interntional Consortium of Health Outcomes Measurement). Dedicado às tecnologias de monitorização em saúde e de apoio à literacia dos doentes, o CoLAB irá concentrar a sua atividade no desenvolvimento de soluções de monitorização simples e inteligentes que contribuam para aumentar a literacia na área da saúde, sendo o objetivo principal a implementação de medidas de “Value Based Healthcare”*[i].

Ao investir em métodos de monitorização que acompanham os doentes longitudinalmente, no ambiente hospitalar e no domicílio ou nos cuidados residenciais, são criadas metodologias estandardizadas para medir de forma objetiva os resultados práticos na saúde e que caminham no sentido de modelos de implementação de Value Based Healthcare. Estas metodologias apresentam-se disruptivas em relação aos sistemas de saúde na Europa ao fornecerem ferramentas objetivas de “benchmarking” de valor em saúde, ao aumentarem a literacia dos doentes para que estes possam ser participantes ativos no seu caminho para a cura e ao apoiarem a sustentabilidade dos sistemas de saúde nas sociedades europeias marcadas pelo envelhecimento.

Por um lado, o CoLAB direciona-se para a criação de conhecimento científico multidisciplinar que irá acelerar a implementação de metodologias de Value Based Healthcare em áreas terapêuticas-chave no contexto europeu, enquanto se demonstra o seu impacto social e económico. Por outro lado, serão desenvolvidas e validadas tecnologias que podem ser exploradas pelo mercado da saúde no sentido de uma disseminação das práticas de Value Based Healthcare, permitindo a criação direta e indireta de emprego na indústria da saúde, através da exploração de serviços e produtos que são desenvolvidos de acordo com um plano preestabelecido.

A longo prazo, o CoLAB irá nivelar a implementação de modelos inovadores de Value Based Healthcare em Portugal, apresentando-se como uma referência internacional neste domínio. O consório é uma nova forma de parceria entre a indústria e a sociedade para a inovação orientada para o mercado e a criação de emprego especializado.

 

Fonte: Fraunhofer

 

 

 

[i]*”Value Based Healthcare” é um Sistema de saúde no qual a retribuição dos profissionais de saúde, hospitais e outras estruturas é baseado nos resultados obtidos com os doentes. Neste contexto, há prémios especiais quando se verificam melhorias significativas nos doentes e são reduzidos os efeitos e a incidência das doenças crónicas

Ver notícias

Serviços AHK

 premium partner