Hays apresenta «Talento Z: Os nativos digitais no mercado laboral»

2019-06-21

A Hays acaba de apresentar o novo relatório nacional «Talento Z: Os nativos digitais no mercado laboral», onde identifica as principais tendências de mercado de quatro distintas gerações: os Baby Boomers, a Geração X, a Geração Y ou Millennials e a Geração Z.

De acordo com este estudo e o mais recente «Guia do Mercado Laboral 2019», verificou-se que os perfis mais procurados para o presente ano são os comerciais, de tecnologias de informação (TI) e de engenharia. No entanto, a nova geração, a Geração Z, prefere apostar mais em áreas como a gestão.

O «gosto pela área» foi o fator que mais influenciou as quatro gerações na tomada de decisão da área escolhida. Mas ainda é mais interessante perceber que o salário tem também bastante influência nos Baby Boomers (sete porcento), na Geração X (12 porcento) e nos Millennials (nove porcento), mas não tem relevância para a Geração Z (0 porcento). A mais recente geração importa-se mais com as saídas profissionais do que qualquer outra geração. Esta análise explica um pouco a nova mentalidade, que é baseada em fazer algo de que gostem mais e que seja uma tendência, mas não necessariamente pelo retorno financeiro.

Ainda assim, se os Baby Boomers, os Millennials e a Geração X pudesse investir numa outra área de formação as áreas de gestão e TI seriam as preferidas.

Prevê-se que as novas gerações trabalhem durante mais anos que as gerações anteriores. Por isso mesmo, seria expectável que demonstrassem mais interesse em trabalhar em diferentes empresas ao longo da carreira profissional, mas os resultados apontam para o contrário. A Geração Z é, de todas as outras analisadas, a que quer trabalhar em menos empresas.

Paula Baptista, managing director da Hays Portugal, refere: «Ao analisar o relatório, percebe-se também que à medida que as gerações vão avançado as expectativas em relação ao tempo de espera por uma promoção vai reduzindo. Ou seja, as primeiras gerações são mais pacientes para verem os resultados/ benefícios do seu trabalho do que as novas gerações, que querem ser valorizadas mais de imediato.»

 

Fonte: www.human.pt

Ver notícias

Serviços AHK

 premium partner