Pandemia não afeta setor da energia eólica

2020-11-06

 

A pandemia de coronavírus deixa poucas marcas no setor da energia eólica. Depois de previsões menos positivas no outono de 2019, os produtores e operadores de parques eólicos avaliam o mercado novamente de forma positiva, de acordo com o inquérito WindEnergy trend:index (WEtix), realizado pela Hannover Messe em colaboração com a feira setorial WindEnergy.

A área do offshore destaca-se neste contexto, em particular as regiões da Europa e da Ásia, enquanto em relação ao onshore as expetativas ainda são moderadas. Segundo os resultados do presente inquérito, o valor do índice resultante das respostas dadas volta a ser positivo e situa-se em 0,03 pontos. Para os próximos dois anos, as estimativas apontam para uma subida para 0,27 pontos. Na área do onshore, apesar do índice se manter negativo, subiu de menos 0,72 pontos para 0,54 pontos. Também aqui as previsões para os próximos dois anos são mais positivas, prevendo-se uma subida para 0,05 pontos.

A maioria das respostas dadas no âmbito do WEtix revela que os inquiridos não acreditam que a pandemia tenha um efeito negativo sobre o setor, alguns acreditam até que tenha consequências positivas: 60 porcento na área de offshore e mais de 50 porcento. Apenas 40 porcento receia que a pandemia possa prejudicar os negócios no setor.

Fonte: dpa

Ver notícias