Economia alemã poderá regressar aos níveis anteriores à pandemia já em 2021

2020-12-11

 

Se a Alemanha conseguir controlar a evolução da pandemia durante este inverno, a prestação do país poderá regressar já no final de 2021 aos níveis anteriores à atual crise.

Esta opinião é defendida pelo Instituto para a Investigação Económica (DIW) de Berlim, que alerta também para as consequências de prolongar as medidas restritivas até à primavera, o que poderá acentuar ainda mais a crise.

Marcel Fratzscher, Presidente do DWI, defende que “um lockdown mais rigoroso agora seria a melhor opção para saúde das pessoas e para a economia”. A manutenção prolongada de medidas mais leves seria mais prejudicial. O investimento público e o sucesso que importantes parceiros económicos revelam no combate à pandemia são outros fatores importantes a ter em conta.

O DIW destaca a esperança que a vacina permita controlar a doença durante o inverno, pois se não se verificar uma recuperação da primavera, muitas empresas – e consequentemente também os bancos – poderão encontrar-se numa situação muito difícil.

Este ano, o PIB alemão deverá registar uma quebra de 5,1 porcento. No próximo ano, e conforme a evolução da pandemia, o PIB poderá crescer 5,3 porcento ou, no caso de um agravamento da situação, assinalar uma nova descida de mais 1,5 porcento.

Fonte: dpa

 

Ver notícias