Indústria espera aumento ligeiro nas exportações

2021-01-22

 

A indústria alemã espera um aumento das exportações, sobretudo para o mercado chinês que tem revelado uma procura estável de produtos germânicos. Esta foi a conclusão de um inquérito à conjuntura económica realizado pela Confederação das Câmaras de Comércio e Indústria Alemãs (DIHK).

De acordo com este inquérito, cerca de 30 porcento das empresas industriais esperam um aumento das suas exportações, enquanto 22 porcento aguarda um agravamento da situação. As expetativas mais elevadas são reveladas pelas empresas da indústria farmacêutica, da eletrotécnica e da química bem como da construção de máquinas e metalurgia. No outono, altura do último inquérito, apenas 26 porcento esperavam uma melhoria e 30 porcento um agravamento da situação económica.

A prestação económica alemã sofreu em 2020 uma quebra acentuada na sequência da crise do coronavírus. Para o corrente ano, os principais institutos de pesquisa económica contam com um crescimento moderado, no entanto, mantêm-se condições muito adversas em virtude da evolução da pandemia.

Ainda segundo o inquérito do DIHK, as intenções de investimento das empresas registam uma ligeira melhoria, partem, no entanto, de um nível muito baixo. Os maiores investimentos estão planeados na indústria farmacêutica. Na construção de máquinas e na indústria automóvel, as intenções de investimento continuam muito baixas.

 

Fonte: dpa

Ver notícias