184 mil novas instalações solares em 2020

2021-02-10

No ano passado foram construídas na Alemanha mais 184 mil instalações para geração de energia a partir de energia solar, o que corresponde a um aumento da potência em 27,6 porcento em relação a 2019.

O anúncio foi feito pela Associação Alemã da Economia Solar (BSW), com base nos dados fornecidos pelo Instituto Federal de Estatística.

A procura mais acentuada foi registada entre os proprietários de casas, com um aumento na ordem dos 99 porcento, que o BSW explica com uma maior consciência ambiental e a procura de muitos proprietários por uma maior independência, a par de uma descida dos preços das tecnologias solares. Segundo Carsten Körnig, Diretor Executivo do BSW, “estamos a caminhar na direção certa, mas para combater as alterações climáticas, estamos a avançar muito devagar”.

Körnig exige também um aumento da construção de unidades de fotovoltaico, só assim a Alemanha poder alcançar as metas climáticas e evitar falhas no abastecimento energético. De acordo com os dados do BSW, em 2020, a energia solar foi responsável pela produção de uma em cada dez horas/kW de eletricidade.

Para alcançarem os objetivos estabelecidos em relação à proteção do clima, a Alemanha e a Europa estabeleceram como meta até 2050 a transição do abastecimento energético para fontes exclusivamente renováveis.

Fonte: dpa

Ver notícias