Merkel defende disponibilização global de vacinas

2021-01-29

A Chanceler alemã Angela Merkel defende a distribuição rápida das vacinas contra o coronavírus também nos países mais pobres do mundo.

Merkel manifestou-se durante a cimeira anual digital do Fórum Económico Mundial contra uma tendência nacionalista na vacinação em massa como via para o mundo sair da pandemia.

“Trata-se de uma distribuição justa e não apenas de uma distribuição de dinheiro”, afirmou a Chanceler e cumprimentou o facto de a iniciativa internacional de vacinação Covax ter fechado os primeiros contratos. “Vamos fazer tudo o que está ao nosso alcance para avançarmos o mais rapidamente possível com a distribuição”.

Um ano depois do início da pandemia, Merkel afirma que ainda não existem vacinas suficientes, mas que as existentes são muito promissoras, pois permitem uma saída da pandemia, ainda que seja cansativo e mais longo do que seria de esperar.

Merkel apeou ainda a uma estreita colaboração entre as nações a nível mundial como estratégia central no combate à pandemia. “É a hora do multilateralismo. Uma abordagem protecionista não nos ajudará a resolver o problema”.

Fonte: dpa

Ver notícias