Economia alemã sofre consequências da pandemia até 2025

2021-03-08

A economia alemã irá sofrer as consequências da pandemia de coronavírus pelo menos até 2025, assim um relatório do Instituto para a Investigação do Mercado de Trabalho e do Emprego de Nuremberga (IAB).

Assim espera-se que o PIB alemão sofra nos próximos cinco anos uma redução de 0,6 porcento por causa da crise. No mercado de trabalho é destacado o desaparecimento de cerca de 200 mil postos de trabalho.

Segundo Enzo Weber, um dos autores do relatório, os efeitos da pandemia farão sentir-se durante mais tempo no comércio a retalho, nas empresas prestadoras de serviços, na hotelaria, construção automóvel e aeronáutica. Já nos setores das Tecnologias de Informação, serviços públicos e farmacêutico a recuperação será mais rápida. No seu conjunto, a pandemia terá contribuído para a eliminação de 500 mil postos de trabalho e para a criação de outros 300 mil.

Weber acrescenta que “a crise do coronavírus é uma recessão transformadora que irá afetar o mercado de trabalho durante mais tempo. Em consequência desta pandemia serão destruídos, a longo prazo, centenas de milhares de postos de trabalho, ao mesmo tempo que serão criados novos. Para evitar maiores quebras é necessário colocar o foco na qualificação contínua e na criação de novos postos de trabalho.”

Fonte: dpa

Ver notícias