Carbon Team investe 8,4 milhões de euros em fábrica em Vouzela

2021-03-19

As empresas portuguesas Rodi – que detém a maior fábrica de rodas da Europa -, Miranda & Irmão e Ciclo Fapril juntaram-se à alemã Bike Ahead Composites e à taiwanesa Art Collection para criarem o projeto Carbon Team, no qual investiram 8,4 milhões de euros para a criação da nova fábrica em Vouzela para a produção em massa de quadros de bicicleta em fibra de carbono para a Europa.

A fábrica tem 9.000 metros quadrados de área produtiva, com capacidade de ser expandida em mais 7.000, caso necessário, e entrou recentemente em operação. Espera-se que gere vendas entre 15 e 20 milhões de euros, graças ao seu “nível muito alto de automação da produção” e à sua “capacidade para a produção de 25 mil quadros de carbono por ano”, procurando atingir a sua capacidade máxima até 2024.

“O primeiro quadro de bicicleta da nova empresa “foi projetado pela Art Collection e produzido em conjunto com a Bike Ahead na Alemanha”, explica Emre Ozgunes, Diretor da Carbon Team, acrescentando que “este quadro MTB HT de 800 gramas (tamanho M) (…) é 100 porcento monocoque e não requer colagem. A estrutura já passou nos rigorosos testes de laboratório na Alemanha e é certificada”.

O responsável explica ainda que “graças à implementação da Indústria 4.0, com um alto nível de digitalização, podemos alcançar 100 porcento de rastreabilidade do processo de produção”.

Fonte: Supply Chain Magazine

Ver notícias