Perdas económicas na ordem dos 250 mil milhões de euros por causa da pandemia

2021-03-19

A perda de prosperidade na Alemanha em consequência da pandemia de coronavírus já ascende a 250 mil milhões de euros.

O anúncio foi feito pelo Instituto da Economia Alemã (IW) de Colónia, um ano depois do início do primeiro confinamento naquele país. Neste período mais de 16 mil empresas anunciaram insolvência e outras cinco mil estarão sem perspetivas de recuperação. Os cálculos foram feitos através da observação de dois modelos, um com a evolução real e outro que simulava um mundo sem coronavírus.

“A crise do coronavírus constituiu um choque sem igual para a economia alemã”, afirma Michael Hüther, Diretor do IW. “Os pacotes de ajuda do Governo Federal e os fundos para o layoff permitiram evitar consequências mais graves, mas demoraram a chegar às empresas”.

No primeiro trimestre de 2020, o PIB alemão sofreu apenas uma ligeira redução, segundo o IW. Já no segundo trimestre verificou-se um verdadeiro choque: sem a pandemia, o PIB seria, nesse período, de aproximadamente 850 mil milhões de euros, mas na realidade situou-se 100 mil milhões de euros abaixo. Nos meses seguintes, em particular no verão, a diferença voltou a diminuir embora nunca deixasse de existir. Com o novo período de confinamento no final de 2020, as perdas de prosperidade voltaram a aumentar. De acordo com o IW, no primeiro trimestre de 2021voltaram a ascender provavelmente a 50 mil milhões de euros.

Fonte: Deutsche Welle

Ver notícias