Indústria alemã vive clima positivo

2021-04-07

Apesar de a Alemanha estar a sofrer o impacto da terceira onda da pandemia de coronavírus, a indústria alemã atravessa atualmente um momento de otimismo.

Segundo um inquérito do instituto IHS Markit, o seu “Index dos Responsáveis de Compras” aumentou no mês de março 5,9 pontos, para 66,6 pontos no total. Este valor situa-se claramente acima dos 50 pontos, o limite que distingue o crescimento do abrandamento económico. A tendência não é exclusiva da Alemanha, também as outras grandes economias europeias como a França, a Itália e a Espanha, igualmente abrangidas por este inquérito, revelam uma recuperação da indústria.

Phil Smith, economista do IHS Markit confirma que “estes números são a prova de que a recuperação económica está em curso. A indústria é um dos pilares da conjuntura, mas, mesmo assim, não deverá impedir uma redução do PIB, já que o lockdown mantém alguns setores – desde o comércio a retalho à restauração – praticamente inativos”.

No conjunto da Zona Euro, o “Index” subiu 4,6 pontos para um total de 62,5, o que representa o valor mais elevado dos últimos 24 anos, desde o início da realização deste inquérito.

Uma das razões que o IHS aponta para a resposta positiva da indústria deve-se ao facto de as limitações impostas por causa da pandemia afetarem muito menos a indústria transformadora que o setor dos serviços e, principalmente, o comércio. A indústria tem beneficiado da crescente procura interna e externa, esta última vindo sobretudo da Ásia, com destaque para China, cuja economia já dá sinais francos de recuperação.

Fonte: dpa

Ver notícias