Empresas alemãs voltam a empregar mais colaboradores

2021-04-16

As empresas alemãs voltaram a contratar mais pessoal no passado mês de março apesar da crise em consequência da pandemia.

De acordo com um estudo do Instituto de Investigação do Mercado de Trabalho e do Emprego (IAB), “as empresas voltam a fazer uma avaliação mais positiva da sua situação do que acontecia nos meses anteriores”.

Bernd Fitzenberger, Diretor do IAB e coautor do estudo, confirma: “Pela primeira vez desde o início da segunda vaga no outono de 2020 pode-se agora finalmente observar um aumento das contratações”. Fitzenberger apela para que os responsáveis políticos implementem regras efetivas e económicas para a proteção contra a infeção com Covid-19 nos locais de trabalho e para um uso flexível do home office. Por outro lado, deverão continuar os apoios aos setores mais afetados pelas medidas impostas para controlo da pandemia, de modo a evitar um elevado número de despedimentos.

A melhoria da situação no emprego faz-se sentir sobretudo na indústria e na construção. Já na restauração, um setor que está há vários meses praticamente encerrado, a pressão que se faz sentir agora é superior ao que se verificou durante a primeira onda da pandemia, em maio de 2020.

Fonte: dpa

Ver notícias