Exportações alemãs com valor recorde em março

2021-05-17

Os exportadores alemães estão satisfeitos com os resultados alcançados no passado mês de março: foram vendidos bens no valor de 126,5 mil milhões de euros para o exterior – um valor recorde para um único mês, que corresponde a um aumento de 16,1 porcento em relação ao mesmo mês do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Federal de Estatística da Alemanha.

Em comparação com o mês de fevereiro, a subida foi de 1,2 porcento, a 11ª consecutiva. Também as importações alcançaram um novo recorde em março: aumentaram 15,5 porcento em relação ao mês anterior, para 105,9 mil milhões de euros. Alexander Krüger, do Banco Lampe, explica este crescimento com a recuperação conjuntural impulsionada pela China e pelos Estados Unidos. A Confederação das Câmaras de Comércio e Indústria Alemãs reviu em alta as suas previsões para as exportações. Assim, espera que a saída de bens alemãs aumente em 2021 em oito porcento, contra os seis porcento que tinha estimado até agora. A crise provocada pela pandemia contribuiu para uma queda de nove porcento das exportações em 2020.

A recuperação económica que se faz sentir nos mercados mundiais deixa os exportadores alemães otimistas como há muito não acontecia. O barómetro para as expetativas das empresas em relação às exportações subiu em abril para o seu valor mais alto desde janeiro de 2011, anunciou o Instituto Ifo de Munique. Pela primeira vez este ano, a Alemanha aumentou a sua produção – indústria, construção e fornecedores de energia produziram, em conjunto, mais 2,5 porcento que no mês anterior.

Fonte: Handelsblatt

Ver notícias