Bundesbank espera recuperação rápida da economia alemã

2021-05-31

Depois da quebra conjuntural que marcou a economia alemã no início do ano, o Bundesbank anunciou agora que espera uma recuperação rápida.

Uma nota publicada pelo banco central alemão no seu relatório mensal informava que “a prestação económica deverá aumentar consideravelmente no segundo trimestre de 2021”.

Com o avanço célere da vacinação é de prever que as restrições para controlo da pandemia venham a ser substancialmente aliviadas nos próximos meses. Ainda segundo o Bundesbank, existe uma forte possibilidade de o PIB ultrapassar já no próximo outono os valores que apresentava antes da crise provocada pela pandemia. No primeiro trimestre, o PIB alemão sofreu uma quebra de 1,7 porcento em relação ao trimestre anterior, de acordo com os números provisórios.

O banco central explica a redução do PIB no início do ano com as restrições aplicadas para diminuir o impacto da pandemia e que se revelaram mais rigorosas e prolongadas do que no trimestre anterior. Setores como a restauração, o comércio a retalho ou a hotelaria sofreram particularmente neste período, enquanto a indústria alemã há já algum tempo que assinala um aumento da procura em consequência da recuperação económica mundial. No entanto, a produção industrial ainda irá sofrer estrangulamentos por causa da falta de componentes essenciais.

O Governo Federal tem destinado apoios no valor de vários mil milhões de euros para minorar os efeitos da crise, o que, segundo o Bundesbank, poderá aumentar o endividamento do Estado para seis porcento do PIB, contra apenas quatro porcento em 2020. O relatório do Bundesbank considera estes apoios fundamentais enquanto se mantiverem as limitações impostas pela pandemia.

Fonte: dpa

Ver notícias