Melhoria da conjuntura impulsiona exportações alemãs

2021-06-18

Os exportadores alemães beneficiam da melhoria global da conjuntura após a crise do coronavírus. Em abril foram exportados bens no valor de 111,8 mil milhões de euros, mais 47,7 porcento que período homólogo em 2020, segundo o Instituto Federal de Estatística.

Naquele período, o comércio externo sofreu uma quebra acentuada em virtude do fecho das fronteiras e das restrições impostas para controlar a primeira onda da pandemia.

Face ao mês de março de 2021, as exportações aumentaram em abril 0,3 porcento, ou seja, menos do que os analistas esperavam, ficando abaixo do aumento de 0,5 porcento que tinha sido registado em fevereiro de 2020, antes do início da crise. As importações desceram em abril 1,7 porcento em relação ao mês anterior. No prazo de um ano, as exportações aumentaram 33,2 porcento para 96,3 mil milhões de euros.

A crise do coronavírus provou quebras graves na balança comercial das exportações alemãs. Para o corrente ano, a Associação Alemã do Comércio Externo (BGA) conta com uma subida considerável da saída de bens “Made in Germany”. A Associação da Indústria Alemã (BDI) prevê um aumento real de 8,5 porcento.

O otimismo que se faz sentir entre os exportadores sofreu, no entanto, um pequeno revés em maio: o Instuto Ifo baixou as suas previsões para as exportações da indústria para 23 pontos, contra os 23,9 pontos indicados em abril. As exportações mantêm-se, no entanto, como um dos principais pilares para a melhoria da conjuntura na indústria.

Fonte: dpa

Ver notícias