“Mittelstand“ alemão prepara-se para boom pós-corona

2021-06-18

As PME alemãs, o chamado “Mittelstand”, considerado o principal pilar da economia alemã, preparam-se já para o boom económico que é esperado após o fim da pandemia.

Um estudo do DZ Bank e da Associação Alemã dos Bancos Cooperativos (BVR) junto de 1000 PME revelou que as empresas se mostram mais abertas a novas contratações do que antes da pandemia.

Uma em cada quatro empresas (27 porcento) planeia contratar novos colaboradores nos próximos seis meses. No passado outono, apenas 17 porcento das empresas manifestavam tais intenções. Apenas nove porcento das empresas considera reduzir o número de postos de trabalho um ano após o início da pandemia.

O estudo revela que as PME se preparam já para um “boom pós-corona”. Segundo Uwe Berghaus, do DZ Bank, “o aumento da procura interna e externa traz um novo dinamismo às empresas. Com a contratação de mais colaboradores e mais investimento, estão a lançar as bases para beneficiarem da recuperação económica que se avizinha”. Entre os inquiridos, 77 porcento pretende investir nos próximos seis meses em projetos para o futuro, um valor superior ao registado antes da pandemia.

O crescente volume de encomendas reflete-se também positivamente nas expetativas de negócio. Já os custos crescentes de materiais e matérias-primas são motivos de preocupação: cerca de 60 porcento identifica-os como um risco para os seus negócios.

Fonte: dpa

Ver notícias