Crescimento significativo da importação de vinhos portugueses

2021-07-02

A Agência Alemã de Estatística (Destatis) divulgou que a importação alemã de vinhos subiu 11 porcento nos primeiros quatro meses do ano, atingindo um valor total de 877 milhões de euros.

Peritos do setor interpretam este desenvolvimento como sinal claro de recuperação do mercado, após um período de estagnação e de incerteza em consequência da pandemia. Segundo a mesma fonte, a importação alemã de vinhos portugueses cresceu 19 porcento no mesmo período, atingindo 18,6 milhões de euros.

Entre os maiores fornecedores do mercado, a França, a Áustria e Portugal representam os países produtores com taxas de crescimento do valor da importação alemã acima da média do mercado.

Dados da exportação da ViniPortugal também testemunham esta tendência positiva, tendo-se verificado no período acumulado de janeiro a abril de 2021 um crescimento das exportações para a Alemanha de 16 porcento em volume e 27 porcento em valor, acompanhado por um aumento do preço médio em nove porcento.

Com o objetivo de reforçar o posicionamento distintivo dos Vinhos Portugueses neste mercado, a ViniPortugal prepara a implementação de novas ações promocionais, em formato presencial e digital. A destacar ainda uma parceria junto de um dos maiores sites de vendas online, a Belvini.

Apesar de dispor de uma indústria vitivinícola local bastante forte, a Alemanha é um dos maiores importadores mundiais de vinhos. Com uma quota de 1,9 porcento em valor e 1,2 porcento em volume (dados referentes ao ano de 2020), Portugal ocupa o 9º lugar no ranking dos países fornecedores no mercado.

Fonte: aicep

Ver notícias