Energia eólica ganha expressão

2021-07-29

Nos primeiros seis meses deste ano foram instalados 240 novos parques eólicos na Alemanha que, no seu conjunto, produzem 941 MW de energia – em comparação com o mesmo período do ano passado, este valor representa um aumento de 62 porcento. Os dados forma divulgados pela Associação Federal da Energia Eólica e pela VDMA Power Systems. No primeiro semestre foram desativados 135 parques eólicos, com uma capacidade de produção de 140 MW, pelo que o aumento netto deste período foi de 831 MW.

No entanto, na opinião de vários partidos e as associações do setor energético, é necessário aumentar o ritmo de desenvolvimento das energias renováveis de modo a cumprir as metas climáticas estabelecidas. Entre os obstáculos reconhecidos neste contexto estão os procedimentos demasiado demorados para planeamento e autorização bem como a falta de espaços físicos e numerosas reclamações.

Para o ano todo de 2021, as associações contam com um aumento de 2,2 a 2,4 GW de capacidade instalada. Nos anos recorde entre 2014 e 2017, este aumento chegou a ser de 3,5 e 4,9 GW por ano.

Fonte: dpa

Ver notícias