Inflação e coronavírus afetam clima de consumo

2021-09-02

O clima de consumo na Alemanha está piorar. De acordo com o mais recente inquérito ao consumo do GfK- Institut (Growth from Knowledge), os consumidores esperam uma melhoria ligeira dos seus rendimentos, mas o abrandamento das expetativas em relação à conjuntura, o aumento dos preços e a apreensão em relação ao coronavírus travam a vontade de realizar compras maiores.

O índice ao consumo do GfK desceu de – 0,4 pontos em agosto para -1,2 pontos em setembro.

A euforia que tem marcado o consumo nos últimos meses diminuiu, concluíram os especialistas. Acresce ainda que a inflação subiu em julho para os 3,8 porcento, a subida brusca dos preços condicionou a disposição para o consumo, assim informa Rolf Bürkl, especialista em consumo do GfK. Perante a descida dos juros, os consumidores privados consideram a subida da taxa de inflação uma ameaça ainda maior para o seu poder de compra, ainda que esta subida sema uma consequência da descida temporária do IVA em 2020.

A estes fatores junta-se ainda o aumento do número de infeções por coronavírus e a discussão sobre o tratamento dos não-vacinados. De acordo com Bürkl, esta situação contribui para uma maior insegurança dos consumidores que receiam um novo agravamento das restrições, como o uso obrigatório de máscaras e regras de distanciamento social que condicionam a experiência de compras.

Fonte: dpa

Ver notícias