Alemanha perde na área da inovação

2021-09-24

A Alemanha está, segundo a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO) a perder terreno na área da propriedade intelectual em comparação com outros países.

Na participação digital da população, o país caiu do 23º lugar que ocupava no ano passado para o 57º, na oferta digital da administração pública a queda foi ainda maior, do 17º para o 59º lugar.

“A transformação digital e o reconhecimento da urgência de a fazer avançar não estão, ainda, implementados na nossa sociedade como já acontece noutras partes do mundo”, confirmou a Presidente do Instituto de Patentes alemão, Cornelia Rudloff-Schäffer.

A Alemanha é líder no registo de patentes a nível mundial, o que revela a força inovadora do país. “O estudo da WIPO confirma os esforços assinaláveis das grandes empresas no âmbito da Investigação & Desenvolvimento: a Alemanha pôde melhorar a sua posição em comparação com outros países, mas, em virtude dos resultados mais fracos em relação à infraestrutura, desceu na classificação geral do 9º para o 10º lugar.

Para a elaboração do Global Innovation Index, a WIPO analisa a capacidade de inovação de 132 economias. Nos últimos anos, a Suíça tem ocupado o primeiro lugar, seguida da Suécia, dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Coreia do Sul, os Países Baixos, Finlândia, Singapura e Dinamarca. A subida da China no ranking continua: do 14º lugar, o país subiu para o 12º.

Fonte: dpa

 
Ver notícias