Estratégia para o hidrogénio com balanço intermédio positivo

2021-09-23

Um ano depois de ter dado início à sua “Estratégia Nacional para o Hidrogénio”, o Governo Federal alemão faz um balanço intermédio positivo.

A Estratégia tem avançado a bom ritmo e foram já criadas bases relevantes para investimentos provenientes da economia e para iniciativas na área da investigação, assim o relatório aprovado pelo Gabinete de Ministros.

O documento refere ainda os 62 “grandes projetos no âmbito do hidrogénio”, que deverão ser apoiados com um total de oito mil milhões de euros. Trata-se de projetos para a produção de hidrogénio para uso desde a circulação automóvel à indústria. Segundo a Ministra da Educação e Investigação Anja Karliczek, “estão a ser implementados grandes projetos em muitos setores”, mas reconhece também que a velocidade de implementação da economia do hidrogénio verde tem de ser acelerada nos próximos anos.

Também Stefan Kaufmann, responsável do Governo pela área do hidrogénio, apela a um maior esforço: “Para a Alemanha vir a ser um mercado líder e um fornecedor principal de tecnologias de hidrogénio verde, é necessário fazer mais”. Kaufmann exige um programa imediato numa região-modelo para o hidrogénio verde e uma prioridade para investimentos em soluções inovadoras que tenham por base o hidrogénio na legislação”.

O Governo Federal aprovou a “Estratégia Nacional para o Hidrogénio” em junho de 2020. Esta prevê o recurso a apoios na ordem de vários milhares de euros para alcançar metas de produção concretas. No centro da Estratégia está o chamado hidrogénio verde que só pode ser produzido a partir de fontes energéticas renováveis.

Fonte: dpa

Ver notícias