Preços dos combustíveis leva alemães a abastecerem nos países vizinhos

2021-10-22

A subida dos preços dos combustíveis que se faz sentir também na Alemanha, leva cada vez mais cidadãos daquele país a abastecerem-se nos países vizinhos. A Associação Alemã dos Postos de Abastecimento (ZTG) anunciou também que, cada vez mais, os clientes não se importam de realizar viagens mais longas para abastecerem a preços mais baixos do que os praticados no país.

A Associação fala de um “paradoxo nos preços dos combustíveis”, pois as diferenças mantêm-se do outro lado da fronteira mesmo com os preços mais elevados. A subida dos preços faz-se sentir dos dois lados da fronteira, a diferença no preço final depende, em regra, dos impostos praticados em cada país.

Se cada vez mais alemães optam por ir abastecer fora do seu país é consequência da crescente sensibilidade dos consumidores em relação aos preços praticados. Um movimento semelhante pode ser observado no país, entre postos de abastecimento com preços mais elevados e outros com preços mais baixos.

A ZTG alerta, no entanto, que estas deslocações para abastecimento nem sempre compensam, já que a própria deslocação consume combustível, ao que há que acrescentar o desgaste do carro.

Nem todos os países vizinhos da Alemanha têm preços mais baixos. Nas fronteiras com os Países Baixos e a Dinamarca observa-se o movimento inverso, ao contrário do que acontece nas fronteiras da Áustria ou da Polónia.

Fonte : dpa

Ver notícias