Alemanha pode terminar estado de emergência em novembro

2021-10-22

O Ministro alemão da Saúde, Jens Spahn, afirmou que as regras especiais implementadas para controlar a pandemia poderão ser extintas no dia 25 de novembro, ainda que algumas medidas possam permanecer por mais algum tempo.

"Isso significa que termina o estado de emergência em vigor há quase 19 meses, desde 28 de março de 2020. Passamos de um estado de emergência para um estado de medidas especiais”, anunciou Spahn esta semana. Ainda segundo o Ministro, um prolongamento do estado de emergência dependeria de iniciativa do Parlamento, o que parece politicamente improvável no momento.

O Instituto Robert Koch (RKI) classifica atualmente o risco para pessoas vacinadas como "moderado”. Segundo dados do Ministério da Saúde, 68,5 porcento dos cidadãos (mais de 54 milhões de pessoas) já estão totalmente vacinados.

O estado de emergência dá aos estados e ao governo federal poderes para impor restrições de saúde, como a obrigatoriedade do uso de máscaras, distanciamento social e limites aos contatos pessoais. Entre as medidas que devem prevalecer estarão a exigência de testes para espaços interiores, vacinação e outras medidas de higiene.

Desde o início da pandemia, a Alemanha já registou mais de 4,3 milhões de casos de Covid-19 e 94.628 mortes, segundo o RKI.

Fonte: Deutsche Welle

Ver notícias